Buscar
  • José Amorim de Oliveira Júnior

A importância do ERRO

O erro nos humaniza. Aprendemos com eles. Percebemos que não somos melhores que os outros. Também temos falhas, passamos a aceitar os erros dos outros e deixamos de julgar as pessoas e olhar para elas como se fossemos superiores a elas.⁣

💡Nossos erros nos mostram que precisamos aprender algo, precisamos acessar recursos, desenvolver algo em nós para podermos alcançar um objetivo ou uma meta importante para nós.⁣

👨‍ Muitas pessoas se perdem no SOFRIMENTO causado por aquilo que elas chamam de “erro” por não saber distinguir entre os dois tipos de SOFRIMENTO que existem: o sofrimento ALIENANTE e o sofrimento AUTÊNTICO.⁣

O sofrimento alienante é aquele que nos afasta dos nossos objetivos, do que queremos alcançar e que é importante para a nossa vida. Esse sofrimento tira recursos de nós, nos esvazia, nos empobrece. As pessoas não estão dispostas a lidar verdadeiramente com o sofrimento e param no sofrimento alienante, porque ele é fácil. Aqui, nos colocamos como vítimas, queremos que as pessoas olhem para nós e falem: “coitadinh@!”, adotamos uma postura passiva, nos colocamos como pequenos diante dos desafios da Vida. Esse sofrimento é INÚTIL, pois não aprendemos nada com ele.

O outro tipo de sofrimento é o SOFRIMENTO AUTÊNTICO, aquele que nos atinge no mais profundo do nosso ser, nos deixa de joelhos perante a vida, nos humaniza e nos traz a DOR de perceber que não somos melhor do que ninguém, que precisamos fazer acontecer, que precisamos agir, em vez de apenas ter esperança, e esperar que alguém ou Deus resolva os problemas para nós. O SOFRIMENTO AUTÊNTICO nos mostra que Deus nos deu a capacidade de escolher, mas que Ele acredita na nossa capacidade. Quem somos nós para não acreditar também? Esse tipo de sofrimento é libertador, pois diante dele não somos vítimas, mas sim pessoas autorresponsáveis, que, com humildade, aprendem com as ações que, antes, chamávamos de erros, e que agora chamamos de LIÇÕES DA VIDA e agradecemos pelo ensinamento e pelo aprendizado.

O SOFRIMENTO AUTÊNTICO é SAGRADO, nos transforma, nos torna autênticos, nos desmascara, nos tira da posição de superioridade, nos humaniza, é o ingrediente que precisávamos para atingir as nossas metas mais importantes, ele é um dínamo que transforma a dor em aprendizado.

Como sair do SOFRIMENTO ALIENANTE para o SOFRIMENTO AUTÊNTICO?

Só conseguimos superar o sofrimento alienante e dar o passo definitivo para o sofrimento autêntico quando somos capazes de GRATIDÃO. Quando, em vez de culpar os outros pelo que aconteceu de ruim conosco, somos capazes de aceitar e AGRADECER porque tivemos a chance de aprender algo. Quando, em vez de culpar a Deus por Ele não ter nos protegido ou nos não ter evitado que o pior acontecesse, AGRADECEMOS por entender o verdadeiro sentido das palavras que às vezes repetimos mil vezes, de forma superficial, sem entender, quando fazemos a Oração que Ele nos ensinou e que diz: “não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém”.

Na oração, pedimos para Ele nos livrar do MAL e não das TENTAÇÕES. Se continuarmos enxergando o “ERRO” como um MAL, não entendemos nada, pois o erro é um BEM, algo BOM que nos ENSINA algo que ainda precisamos aprender e que, se não aprendermos, vamos repetir, repetir, até aprender. Há um ditado que diz: “uma lição será repetida, de diferentes formas, até ser aprendida”. Como o erro poderia ser algo RUIM, um MAL? Ele é um BEM, uma evidência de que ainda estávamos ignorantes em relação a algo. Se abrirmos a mente e aprendermos, nos permitimos dar o passo definitivo para ir adiante. Quando conseguimos enxergar o ERRO não mais como um ERRO, mas como um ENSINAMENTO, daí é como quando estamos na escola e somos reprovados e temos de repetir a série na qual tomamos “bomba”, na qual fomos reprovados.

Compreender isso faz com que possamos cruzar o limiar do sofrimento alienante e inautêntico para o sofrimento autêntico, que nos fortalece pela dor, pelo crescimento, que nos tira do drama e nos leva para a ação, que nos tira da doença da vitimização e nos leva para o campo do florescimento e do fortalecimento.

👨‍ Te convido a chamar de sua “MAIOR LIÇÃO” ou de seu “MAIS IMPORTANTE APRENDIZADO” o que você chamou até agora de seu “MAIOR ERRO”. Olhe para essa passagem da sua vida, reflita e, se você se sentir à vontade, compartilhe aqui conosco: qual é a força que VOCÊ precisa desenvolver, a partir dessa experiência?

🧗‍ O que precisa melhorar, em você? Prudência, Humildade, Coragem, Discernimento, Honestidade, Perseverança, Criatividade, Curiosidade, Amor ao aprendizado, Perspectiva, Integridade, Liderança, Capacidade de perdoar, Humildade, Autocontrole, Fé, Bom Humor, Gratidão, Bondade, Amor?


Instagram: @joseamorim.terapeuta

12 visualizações0 comentário