A gente aprende a ser triste, a ser alegre, a ser raivoso em excesso. Você pode aprender a ter e expressar as emoções de uma forma mais saudável. É uma questão de treino!
💆 Fala-se muito em inteligência emocional e, mais recentemente, em agilidade emocional (por causa do livro da Susan David, cujo nome é esse: Agilidade Emocional).
Nesse post, procurei trazer de forma objetiva 3 dicas que considero fundamental aprendermos e, sobretudo, APLICARMOS no nosso dia a dia, a partir da leitura dos principais autores da área de Inteligência Emocional:
🎯 1) TENHA OBJETIVOS CLAROS
Um objetivo claro deve ser estabelecido previamente a qualquer situação, relação ou evento. Sempre que for fazer algo, por mais simples que seja, jamais perca de vista o objetivo que deseja alcançar com o que está fazendo. Assim, você não correrá o risco de acabar obtendo o contrário do que espera.
2) Emoção que não é CONGRUENTE com o OBJETIVO é DISTRAÇÃO
Tenha objetivos bem definidos e aprenda a harmonizar suas emoções com os objetivos que tem. Muitas pessoas se perdem em emoções que são CONTRÁRIAS a seus objetivos. Um exemplo clássico é o jogador Zidani, que no final da Copa do Mundo em 2006 foi expulso de campo na partida França x Itália. A Itália acabou sendo vencedora e talvez se Zidani não tivesse “perdido a cabeça” poderia ter ajudado seu time vencer. Por mais excelente que ele fosse, ele cometeu um erro que muitos cometemos: deixamos nossas emoções interferirem negativamente nas nossas vidas e acabamos nos esquecendo de qual é o nosso real objetivo, nesse “campo” que é a Vida. Todas as vezes que nos perdemos em emoções que não são congruentes com nossos objetivos, nos damos mal!
🚀 3) EMOÇÃO É HÁBITO
Suas emoções foram aprendidas na família, nos grupos sociais, com os amigos, etc. A gente aprende a ser triste, a ser alegre, a ser raivoso em excesso. Você pode aprender a ter e expressar as emoções de uma forma mais saudável. É uma questão de treino!
🎤 E você, já se comportou como o Zidani, dando cabeçada na vida, perdendo o foco, deixando suas emoções te afastar dos seus objetivos?
Que competência ainda precisa desenvolver para conseguir focar mais e canalizar suas emoções de forma a te fazer aproximar dos seus objetivos?
Se esse conteúdo foi útil para você compartilhe com quem você acredita que possa se beneficiar de alguma dessas dicas que compartilhamos aqui 🍃
Instagram: @joseamorim.terapeuta
コメント