💡 Compartilho com você uma importante lição que aprendi na área de desenvolvimento pessoal: nenhum problema pode ser resolvido no nível em que foi criado.
📚 A figura que ilustra esse post é Pirâmide dos Níveis Neurológicos, criada por Robert Dilts, um dos grandes Mestres da PNL, a partir dos estudos sobre Níveis de Aprendizagem realizados por Gregory Bateson, antropólogo e cientista social inglês. Segundo essa teoria, existem 6 níveis neurológicos: Ambiente, Comportamentos, Capacidades, Crenças, Identidade e Espiritual.
🌐Quando as pessoas estão enfrentando algum problema ou adversidade, geralmente querem mudar algo no mesmo nível em que o problema se manifesta. Se é um problema de obesidade acreditam que devem comer menos. Se é um problema no relacionamento conjugal, acreditam que devem aprender a colocar limites ou a ceder, a ser mais flexível... imaginam que devem passar a fazer ou deixar de fazer algo, no nível comportamental.
💠 Só que, para resolvermos essas questões precisamos ir para níveis acima de onde o problema se manifestou, pois nenhum problema pode ser resolvido apenas no nível que ele foi criado.
💡 Muitas vezes, para mudarmos nosso AMBIENTE ou para mudarmos um COMPORTAMENTO precisamos mudar algo no nível das CAPACIDADES (por exemplo, eliminar crenças negativas de que não conseguimos, não damos conta de algo), ou precisamos mudar algo no nível das CRENÇAS, DES-aprender crenças que nos limitam (por exemplo, a crença de que não merecemos estar aqui, que fomos a causa de alguma desgraça na vida de alguém).
Podemos, ainda, trabalhar algo no nível da IDENTIDADE (nos vermos como uma pessoa boa, merecedora, alguém que tem algo bom para oferecer)...
💙☑Podemos, sim, atuar no nível em que o problema se manifesta, porém, se você almeja algo duradouro, profundo e consistente, que faça bem para você e para quem é importante para você, é necessário fazer ajustes nos outros níveis, para que consiga se sentir ALINHADO, COERENTE e, assim, promover as mudanças que você necessita na sua vida.
👉 Isso faz sentido, para você? Acreditar que seja útil para alguém que você conhece? Se sim, compartilhe.
Visite meu instagram e me siga lá: @joseamorim.terapeuta
コメント