O OTIMISTA vê o PROBLEMA, mas é capaz, também, de ver a SOLUÇÃO.
💣O PESSIMISTA vê apenas o PROBLEMA, NÃO consegue ver a SOLUÇÃO.
🚣
🔍 O oposto do otimista não é o pessimista, e sim o que, no mundo corporativo, chamamos do tipo “POLIANA”. Lembra daquele famoso livro Poliana, da Elianor Porter? Para a personagem desse livro não existem problemas no mundo, tudo é maravilhoso. Quando eu era adolescente li esse livro e amei, gostava de ver o mundo sob essa ótica. Hoje, gosto de enxergar numa perspectiva mais ampla, que estou compartilhando aqui.
💔 A atitude do pessimista é “péssima” (desculpe o trocadiho, eita!), pois só enxerga o problema e não vê solução!
💥 A atitude do tipo Poliana é pior ainda, pois ele se pergunta: “PROBLEMA? QUE PROBLEMA? Não existe problema!” Ele simplesmente NÃO ENXERGA O PROBLEMA. A negação é uma atitude que nos impede de crescer, pois não podemos lidar com algo que negamos. É como as pessoas que sofrem com alguma adição (popularmente chamada de “vício”): enquanto não admitem a existência do problema não são capazes de enfrentar e superar a situação.
🚀 A atitude do Otimista é a mais saudável: o Otimista é capaz de enxergar o problema e é capaz de buscar solução, de criar alternativas para lidar e superar o problema.
🎯 Antes de me tornar um psicoterapeuta, trabalhei por 26 anos no Sebrae e atendi inúmeros empreendedores, pessoas admiráveis que no cenário adverso do nosso país constroem riquezas, geram empregos, criam produtos e serviços incríveis e uma das lições que mais me chamava a atenção é que os empreendedores de sucesso, que conseguem erguer negócios de excelência são excelentes “resolvedores de problemas”, pessoas que conseguem enxergar os problemas, se antecipar a eles e resolvê-los e isso lhes traz prosperidade.
O que você pensa sobre essa perspectiva? Você costuma reconhecer as situações na sua vida que precisam ser enfrentadas e encontra forçar para lidar com elas?
Se essa reflexão foi útil para você, compartilhe com alguém que você acredita que pode se beneficiar com ela, também 💌
Instagram: @joseamorim.terapeuta
Comentários