O problema, o que nos atrapalha não é o CONFORTO e sim a ESTAGNAÇÃO!🌹
👀 Há uma frase que sempre me incomodou muito e, hoje, resolvi escrever sobre ela: “é preciso sair da zona de conforto!”
🤔 Às vezes, quando eu ouvia a frase: “é preciso sair da Zona de conforto!” eu me perguntava: de onde as pessoas que repetiam isso tinham tirado essa ideia?
💡 Do ponto de vista da NEUROCIÊNCIA, a frase “é preciso sair da Zona de conforto!” simplesmente não faz o menor sentido, porque o nosso CÉREBRO foi programado para ECONOMIZAR ENERGIA e, naturalmente, ele irá buscar automatizar tudo o que for preciso, tornar hábitos as decisões que precisa ser tomadas com mais frequência e buscará GENERALIZAR processos, percepções, tudo para economizar energia.
🌱 Trata-se de um mecanismo biológico, natural, de sobrevivência e autoproteção.
💓 A tal mal falada “Zona de conforto” NÃO É RUIM!!!! Aliás a palavra CONFORTO, em sua origem latina, CONFORTUS, particípio passado de CONFORTARE, significa “fortalecer, conferir força” e mais tarde adquiriu o sentido de “aliviar, aplacar, suavizar”.
✨ Sigmund Freud, criador da Psicanálise, já falava sobre o “princípio do prazer” que faz com que os organismos procurem pelo prazer, ao mesmo tempo que se busca evitar a dor, sofrimento ou tensão.
💖 Falando honestamente, todos nós (ou a grande maioria de nós) gostamos de conforto e de prazer, são coisas boas: queremos usar roupas confortáveis, queremos uma casa confortável, com ar condicionado ou bem fresquinha, arejada, ventilada, iluminada, aconchegante, queremos nos deitar em um sofá confortável, dormir em um colchão confortável, queremos um carro confortável, com ar condicionado, banco confortável, aaaaahhhhh chega dá aquela sensação de alívio e satisfação!
🤗 É natural, é biológico buscar o conforto: ele nos faz bem, ele não é algo ruim, não nos faz mal...
O problema, o que nos atrapalha não é o CONFORTO e sim a ESTAGNAÇÃO!🌹
O correto é não “sair da zona de conforto”, mas sim “SAIR DA ZONA DE ESTAGNAÇÃO!”
O que você pensa sobre essa reflexão? Faz sentido para você? Se sim, compartilhe com aquele amig@ que vive falando “fulano precisa sair da Zona de Conforto!” 😉
Comments