🦋 As situações adversas que surgem nas nossas vidas podem ser propulsoras para atingirmos o nosso potencial máximo SE soubermos enfrentar, lidar e aprender com elas.
💣 Vivemos em um mundo onde somos expostos a adversidades e situações que nos machucam: relacionamentos abusivos, empregos com metas desafiadoras e às vezes inatingíveis, injustiças, doenças, crise econômica...
Como resultado de tudo isso, geralmente temos duas possíveis reações ou respostas:
💔 1) Algumas pessoas acabam desenvolvendo ansiedade, depressão, abuso de bebidas alcoólicas e drogas ou desencadeiam graves problemas emocionais;
💗 2) Outras pessoas, após um período de baque e dor, conseguem se fortalecer emocionalmente, enfim, desenvolvem a tal da RESILIÊNCIA. Martin Seligman, em seu livro Florescer (p. 176) chama isso de CRESCIMENTO PÓS-TRAUMÁTICO, que acontece quando uma pessoa enfrenta adversidades extremas (doença grave, morte de um ente querido, estupro, perda financeira, rompimento de relacionamentos, etc.) e, ainda assim, encontra forças para se superar e crescer. No longo prazo, após passar pela adversidade e até mesmo sofrer as dores de um período depressivo ou ansioso, essas pessoas chegam a um nível de funcionamento psicológico superior que tinha antes, confirmando a frase do filósofo Nietzsche: “O que não me mata me fortalece”.
🚣 Martin Seligman, em seu livro Florescer, fala que pessoas que passam por um evento terrível têm mais forças pessoais e maior bem-estar do que indivíduos que não passam por esse problema.
🚀 Isso prova que, ao contrário do que muitos pensam, sofrimentos e adversidades extremas podem servir para uma pessoa se desenvolver e amadurecer e até mesmo chegar à PLENITUDE. Estatisticamente, é mais provável que alguém se desenvolva mais quando enfrenta adversidades: indivíduos que passam por dois eventos terríveis são mais fortes do que os que passaram por apenas um evento.
🦋As situações adversas que surgem nas nossas vidas podem ser propulsoras para atingirmos o nosso potencial máximo SE soubermos enfrentar, lidar e aprender com elas.
💡O que você pensa sobre isso? Acredita que adversidades e sofrimentos podem nos fortalecer? Ou acredita que para alguém atingir a plenitude não pode passar por adversidades?
Instagram: @joseamorim.terapeuta
Comentários