• Foto do escritorJosé Amorim de Oliveira Júnior

Como o aumento do AUTOCONTROLE pode ajudar durante o Lockdown

Grande parte da população brasileira enfrenta, atualmente, restrições de todos os tipos: aulas online, home office, interrupção de atividades que gostamos de fazer (como frequentar academia, shoppings, encontros presenciais com amigos etc.), perda de empregos, fechamento e interrupção de atividades das empresas, tudo isso causa impactos na nossa renda e na nossa qualidade de vida.

Sem entrar no mérito da questão sobre o lockdown ser bom ou ruim, esse é um dado da realidade e precisamos encontrar uma maneira emocionalmente saudável de lidar com ele.

Com as pessoas isoladas em suas casas temos um grande desafio: como usar o tempo de uma forma útil, que possa nos ajudar a, quando a situação estiver normalizada, podermos retornar mais preparados?

Uma competência que podemos desenvolver e que pode nos ajudar muito durante esse período é o aumento do AUTOCONTROLE.

A falta de autocontrole é uma das coisas que mais nos atrapalha a alcançar nossos objetivos, nossas metas.

O autocontrole é uma das competências a faculdade do nosso cérebro que está ligada à capacidade de dominar nossos pensamentos, emoções, desejos e comportamentos, controlar o que se sente e se faz; controlar o apetite e as emoções e resistir aos impulsos, conter ou equilibrar a impulsividade, ter disciplina.

O autocontrole tem a ver com a autogestão apropriada dos impulsos e das emoções e seu fortalecimento nos ajuda a alcançar nossas metas de vida, a partir da nossa capacidade de fazer escolhas condizentes com o que trará resultados mais positivos para nossas vidas.

Uma pessoa com nível de autocontrole muito baixo age por impulsos e faz escolhas em relação às quais se arrepende (age sem pensar, ou apressadamente, sem medir as consequências, sem prudência), faz escolhas e age de forma nociva.

Nossa capacidade de autocontrole está relacionada ao sistema de recompensa cerebral que processa informações relacionadas à sensações de prazer e satisfação.

Controlar os impulsos, a impulsividade e aprender a atrasar a gratificação é a essência da autorregulação emocional e nos ajuda na realização dos nosos objetivos e metas.

O autocontrole é uma competência, uma habilidade e, como tal, pode ser desenvolvido. Podemos aprender muito com pessoas que conseguiram conquistar objetivos importantes em suas vidas, usando o autocontrole, como, por exemplo: deixar de fumar, conseguir emagrecer, passar em um concurso público, realizar projetos importantes, como montar um negócio bem sucedido ou se tornar um profissional de referência.

Dicas para aumentar o Autocontrole:

1. Praticar técnicas de respiração (uma boa técnica é a P.R.E.: “Pare, Respire e Escolha”);

2. Espiritualidade (elemento-chave usado no Programa de 12 passos dos Alcoólicos Anônimos. Tem a ver com “acreditar num poder transcendente”);

3. Manter o estresse sob controle (excesso de estresse atrapalha no autocontrole);

4. Praticar meditação (a meditação melhora uma ampla gama de habilidades relacionadas ao autocontrole: atenção, foco, manejo do estresse, controle dos impulsos e autoconsciência);

5. Prática de exercícios físicos (mesmo com o fechamento temporário de academias, é possível fazer uma caminhada ou exercícios físicos em casa ou em locais abertos, como parques. A prática de exercícios físicos melhora nossa saúde e influencia o modo como trabalhamos, comemos, vivemos).

6. Direcionamento da nossa Atenção (a sobrecarga da atenção gera estresse e mina o autocontrole. A capacidade de direcionar nosso foco a alguma coisa e ignorar outras está no cerne do autocontrole);

7. Aprender a evitar Sequestros Emocionais (Quando somos dominados por fortes emoções negativas, elas guiam nosso foco, abala nossas emoções e isso interfere no nosso autocontrole).

Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, compartilhe com quem acredita que possa se beneficiar com ele. Se quiser saber mais sobre como colocar em prática alguma dessas dicas, entre em contato comigo pelo Whatsapp ou pelo Instagram (Direct).

Fontes usadas para a redação desse conteúdo:

CLEAR, James. Hábitos atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

FRANKL, Viktor. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2006.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012A.

GOLEMAN, Daniel. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012 B.

GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

NIEMIEC, Ryan M. Intervenções com forças de caráter. Um guia de campo para praticantes. 2. ed. São Paulo: Hogrefe, 2019.

SELIGMAN, Martin E. P. Florescer. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.