💔 Adoecemos e limitamos a nossa vida proporcionalmente à quantidade de segredos que nos sentimos obrigados a guardar.
💞 É libertador quando temos a oportunidade de falar sobre nossos segredos, para alguém que acolhe e escuta sem nos julgar! Poder falar sobre algo que nos oprime e entristece é uma forma de tomar contato com a dor, sem ter vergonha do que ocorreu.
🦋 Segredos que machucam geralmente estão ligados a traumas e nos fazem sentir impotentes e sobrecarregados, como se estivéssemos constantemente em perigo, guardando no nosso corpo emoções negativas, como raiva, medo, tristeza, dor, vergonha, nojo. Podemos nos depurar dessas emoções, de maneira saudável.
💎 Tem coisas que aconteceram nas nossas vidas e que não eram para acontecer e não precisam permanecer em nós, como segredos. Reconheça que o que você viveu foi um momento de sofrimento, foi estressante, doloroso, que o sofrimento é uma parte da vida e que ele pode se dissolver na dor, na aceitação, no acolhimento e no enfrentamento.
🔥 Se você guarda um segredo, houve um momento em que você precisava ser cuidad@, protegid@, preservad@, mas isso não aconteceu. Talvez a pessoa que deveria te proteger tenha sido aquela que te expôs ao perigo ou até mesmo quem te machucou.
💗Você pode dizer para si: “mesmo que eu não tenha sido vista, apreciada, escutada ou amada, eu me amo e me aceito do jeito que eu sou. Aceitar a mim mesmo, como sou, é a chave para a minha cura, para resolver o que eu quero resolver em mim”.
🍃 Os segredos nos manipulam, querem continuar existindo dentro de nós. Quando falamos sobre nossos segredos, eles perdem a força, param de nos dominar e nos fazer sentir culpados, inferiores.
Os nossos segredos mais dolorosos se expressam de alguma maneira no nosso corpo, nos momentos em que algo irracional toma conta de nós, em que perdemos o controle e surtamos.
A escritora norte-americana Maya Angelou tem uma frase que nos ajuda a entender como lidar com nossos segredos: “Eu posso ser modificada pelo que acontece comigo. Mas posso me recusar a ser diminuída por isso.”
🎤 E você, já se libertou de segredos que te dominavam e te faziam se sentir inferior? Isso te fez bem?
Instagram: @joseamorim.terapeuta
Comentários