👀 1º Perceba em qual parte do seu corpo a ansiedade se manifesta... Que sensação está presente? Perceba possíveis gatilhos disparadores da ansiedade: há algum momento do dia em que ela acontece mais intensamente? Há algum local onde você se sente mais ansioso? Que pensamento vem à sua mente e te traz ansiedade?
🍀2º Compreenda que um SINTOMA, como a ansiedade, pode significar que você está diante de uma TRANSIÇÃO... Encare a ansiedade como um convite para enfrentar e resolver algo em sua vida que lhe trará CRESCIMENTO: colocar limites e falar não; assumir sua verdadeira identidade; enfrentar desafios; criar uma reserva financeira para o #futuro; cuidar da sua carreira, da sua família...
🔎 3º Toda situação possui 3 partes:
a) 1/3 que depende 100% do seu controle;
b) 1/3 que depende do outro e que você pode influenciar, mas não controlar;
c) 1/3 que depende de fatores externos, fora do seu controle.
A ansiedade muitas vezes está em gastarmos a nossa energia e nos ocuparmos com o que não está sob nosso controle e deixar de cuidar do 1/3 que está 100% sob nosso controle. Escolha cuidar do 1/3 que está no seu controle!
🤝 4º Crie ou amplie sua rede de apoio e proteção, pessoas que você sente que quer o seu Bem. Se você AINDA não tem essa rede de apoio, comece a cria-la agora, pois todos nós precisamos sentir que podemos contar com alguém. Para cultivar essa rede de apoio escolha as forças que você já tem: Fé, Esperança, Amor, Perdão, Coragem, Gratidão, Generosidade...
👣 5º Não queira resolver tudo de uma vez... Todos nós temos nossos limites. Procure resolver uma coisa por vez, respeite seus limites.
🏕 6º Se te faz bem, entre em contato com a natureza: água, verde, pássaros. Vários elementos da natureza são curativos.
💃 7º Faça atividades físicas, com o aval de um médico ou profissional de Educação Física. Parte da ansiedade pode ser excesso de energia armazenada no seu corpo. Fazer atividades físicas te ajuda a liberar essa energia, produz suor, hormônios (endorfina e serotonina etc.), te ajudará a se sentir relaxado.
✨ Alguma dessas dicas te ajuda? Se conhecer alguém que pode se beneficiar com essas dicas, compartilhe.
Instagram: @joseamorim.terapeuta
Comments