“Não é apenas o #RESULTADO que importa, mas a #JORNADA e a PESSOA que você se torna ao longo dela”.
Existe um tipo de #otimismo, chamado por Viktor Frankl (em seu livro Em busca de sentido) de “otimismo trágico”, que é a #capacidade que temos de manter uma determinada #ATITUDE, diante da tríade trágica (Dor, Culpa e Morte) e essa atitude nos permite:
1. transformar a DOR numa conquista e numa #REALIZAÇÃO humana;
2. extrair da CULPA a oportunidade de #MUDAR a si mesmo para melhor;
3. fazer da transitoriedade da VIDA um incentivo para realizar ações responsáveis, criar #momentos memoráveis.
Otimismo não é acreditar que tudo dará certo!
Otimismo vem do latim optimum e significa a capacidade que temos de tirar o melhor de cada situação, a capacidade de dizer SIM à VIDA, a capacidade #TRANSFORMAR criativamente os aspectos negativos da vida em algo #positivo ou construtivo, permitir que a vida conserve seu sentido potencial, compreender que a vida tem um #SENTIDO em quaisquer circunstâncias, mesmo nas mais miseráveis.
Quando confudimos a DOR com algo ruim, a transformamos em #SOFRIMENTO.
Vivemos em uma tirania da FELICIDADE, uma cobrança de estarmos sempre FELIZ.
Mais importante do que ser FELIZ é ser #BOM. Quando somos BONS, manifestamos nossa verdadeira essência, a #BONDADE e ela enche de Vida o que era, antes, o vazio existencial e a tristeza, traz SENTIDO, florescimento, solo fértil onde a Felicidade pode brotar.
Há três #CAMINHOS principais para se chegar a esse sentido afirmativo da vida:
1. boas ações, por mais simples que sejam, feitas com amor, dando o nosso melhor;
2. o encontro com o outro. Somos seres de #CONEXÃO com o outro, precisamos da experiência de união profunda com o outro, o que chamamos de AMOR.
3. crescer para além de nós mesmos. Transformar a tragédia pessoal em triunfo. Mudar a nós mesmos, transcendermos a nós mesmos.
Otimismo não é achar que tudo vai dar certo! Otimismo é uma Atitude Afirmativa, de #ORGULHO e #GRATIDÃO por tudo o que TEMOS, FAZEMOS e SOMOS.
Alguma circunstância pode nos tirar muito na dimensão do TER e do FAZER, mas nada pode nos quebrar na nossa dimensão mais profunda, do nosso SER.
Otimismo é dizer SIM à VIDA, mesmo quando não podemos mudar uma situação que nos causa dor, é permitir que tudo possa se transformar em um #PROFESSOR que nos ensina uma bonita lição, de #CORAGEM e #DIGNIDADE:
“Não é apenas o #RESULTADO que importa, mas a #JORNADA e a PESSOA que você se torna ao longo dela”.
Comments